segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Fim de Semestre

Os dias vão passando e o número de trabalhos, provas, relatórios e artigos para entregar parece só aumentar.  No último mês do semestre, já tornou-se hábito acordar pensando nos prazos e, claro, nas soluções para as impossíveis avaliações de Geometria. Às vezes, a gente dá uma pausa na correria pra comer, também correndo, e falta dizer "só Jesus na causa", porque há apenas duas certezas na vida universitária: uma é a comida do RU e a outra é que o fim de semestre é intenso. E coloque intenso nisso.

Com refeições que vão se tornando cada vez mais apressadas à medida que os prazos aproximam-se, descansar não existe mais no vocabulário do jovem universitário. Sinceramente, não sei aonde eu tava com a cabeça pra me matricular em um curso de Física. Isso certamente vai me custar anos de terapia. Brincadeiras à parte, são e-mails e mensagens que professores não respondem, notas baixas e conteúdos mal entendidos – sim, enquanto pessoas normais têm relações mal resolvidas, o universitário tem conteúdos mal compreendidos –, tudo só contribui para aumentar a aflição universitária. A aflição universitária, de acordo com o Instituto Vozes Cabeça da Minha, aumenta em 300% no fim de semestre e é a sétima causa de mortes de jovens em todo o mundo.

Sem falar que é no fim do semestre que o computador inventa de dar pau, as doenças inventam de surgir pra dar um oizinho, os pets inventam de gritar mais do que o habitual só pra (des)estressar... É, nada contribui para acontecer um final semestral harmônico e na paz. Absolutamente nada. No meu último final de período, a casa só não caiu mesmo porque não era o momento de cair, mas o que tinha de acontecer de ruim aconteceu: faltou energia quando era data de entregas importantes, o notebook não ligou quando eu mais precisava dele, fiquei febril em uma semana que não podia adoecer e por aí vai. Tá vendo? O universitário não tem sossego! 

Às vezes, me pedem recomendações para quem tá ingressando na universidade e aqui vai uma muito importante: quando você ver que tá se aproximando do fim de semestre, reze (e ore também) pra uns cinco deuses e faça umas oferendas para uns orixás pra ver se consegue passar em tudo. Sim, passar em tudo. Pensava que era pra ter um fim de semestre em paz? Ah, amigo, isso é absolutamente impossível. Inclusive, já tô indo porque ainda tenho um relatório quilométrico pra entregar.



----
Crônica de caráter meramente ficcional. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência (ou talvez não seja).
Você também pode gostar de:
Desabafo de um estudante em ensino remoto
Esperando o expresso 333
Até a próxima.

2 comentários: