domingo, 19 de agosto de 2018

Os Croods e a importância da curiosidade

"O corolário [...] é que abandonar a ciência é o caminho de volta à pobreza e ao atraso."
- Carl Sagan

Os Croods conta a história de uma família da pré-história que perde sua caverna e, para sobreviver a uma catástrofe, passa a seguir um jovem muito criativo e curioso, Guy. A curiosidade, a filosofia e a ciência são elementos muito bem relacionados no filme e são eles os responsáveis pela luta dos Croods contra seus medos e pela sobrevivência deles, que, como narrativa nos faz entender de uma forma magnífica, depende da capacidade de adaptar-se às mais diversas situações. 



Eep e Guy
Eep é a filha mais velha da família Croods e passa por um momento de curiosos questionamentos. Em certa cena, ela questiona seu pai superprotetor, Grug, com uma das questões mais difíceis da filosofia: "Qual a razão disso tudo?" O paizão, um homem das cavernas estereotipado, fica sem resposta e conta uma história que valoriza o medo e desaprova a curiosidade da jovem, falando, por exemplo que é esse instinto que os mantêm vivos e ser curioso põe todos em perigo. Essa cena e muitas outras fazem parte, com certeza, de uma releitura moderna do mito das cavernas de Platão numa linguagem acessível a qualquer um. 


A releitura do mito de Platão só se desenvolve de uma forma surpreendente no desenrolar da história. O rompimento entre a ilusão e a realidade, por exemplo, se dá quando a curiosidade de Eep fez com que ela saísse da caverna, conhecendo Guy e também o fogo, tecnologia de última geração para homens e mulheres da caverna, como ela. Guy, por sua vez, sabia da catástrofe e estava a caminho de um lugar que não seria atingido pelo fenômeno. A busca desse lugar é, certamente, auxiliada pela curiosidade dos jovens¹ e, portanto, a ciência. Depois da perca de sua caverna, foram esses jovens que levaram toda a família a uma viagem, cheia de aventuras e descobertas, atrás de um novo lar.

A curiosidade pode até ter matado o gato, mas foi ela quem salvou os Croods da extinção e não só eles, já salvou também muitos de nós. Sem sombra de dúvidas, ser curioso é o elemento primordial da ciência de hoje e de todos os tempos. A narrativa personifica de uma forma inigualável a importância da curiosidade para a humanidade nos jovens, Eep e Guy, e o desafio de enfrentar nossos medos no Grug, enfrentamento indispensável para o desenvolvimento de descobertas científicas. Não temos dúvidas que foi a ciência a  principal responsável por todo o nosso progresso.
Grug

Hoje, graças às curiosidades de Marie Curie, Einstein, Newton, Darwin, Galileu, dentre tantos outros (as), temos o método científico e a ciência tal como ela é, além de instituições como a BRAMON², a NASA, o CNPq³, a CAPES³, inúmeras universidades e tantas outras que são indispensáveis para o desenrolar do progresso da humanidade. Não devemos julgar o Grug por pensar que a curiosidade era dispensável, pois ele não sabia aonde a ciência o levaria, não sabia que sem ela eles não sobreviveriam. Devemos, por outro lado, julgar quem, com tantos exemplos históricos e da atualidade, nega a importância de apoiar pessoas curiosas, pesquisas e investimentos em educação, ciência e tecnologia. 


"Chega de escuridão. Chega de cavernas." E continua, respondendo o questionamento inicial da filha: "Qual a razão disso tudo? Seguir a luz!" - por Grug, no final do filme.
"Não somos mais homens da caverna [...] Nós mudamos as regras, as que nos mantinham na escuridão." - por Eep, também no final.

Deixo essas frases para a reflexão de vocês ;)



1 Já fiz um texto sobre a importância dos jovens na nossa sociedade, que pode se relacionar também com Os Croods: Beatles, Queen e Os Incríveis 2
2 BRAMON é uma rede de monitoramento de meteoros brasileira e é a maior no hemisfério Sul. São redes colaborativas desse tipo que nos ajudam com a prevenção de catástrofes.
3 Infelizmente, o governo brasileiro está impondo uma proposta orçamentária para a CAPES que acaba com o financiamento de quase 200 mil pesquisadores e bolsistas. O CNPq também está sendo afetado por propostas como essa. Veja: Nota do Conselho Superior da CAPES ao ministro do MEC.

Obrigado por ler até aqui e sempre se mantenha informado, esse é o segredo para a ser um pouco mais livre ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário