quarta-feira, 25 de julho de 2018

Beatles, Queen e Os Incríveis 2

Penso que você deve ter entrado aqui se perguntando: "O que Beatles, Queen e Os Incríveis 2 têm a ver?" Tudo bem. Sei que parece só mais uma tentativa de marketing, mas um título com nomes tão importantes merece mais do que "só uma tentativa de marketing". Este texto é, na verdade, uma tentativa de resposta sobre a seguinte questão: Qual é o papel dos jovens na sociedade de hoje?

The Beatles foi uma das maiores bandas de rock britânicas, assim como Queen. The Beatles, fundada por volta de 1960, e Queen, formada na década de 70.  Ambas, sem sombra de dúvidas, marcam até os dias de hoje com músicas sobre amor, guerra, estilos de vida, entre muitos outros temas abordados pelas bandas. E ambas foram criadas por jovens que acabaram de sair de suas adolescências. Paul McCartney, por exemplo, em 1960, tinha apenas 18 anos!



Tudo bem que não são todos os jovens que criam ou querem criar as bandas mais incríveis do mundo. Tudo bem que não é esse tipo de jovem que a mídia mostra. Porém, é incontestável: The Beatles e Queen são incríveis. Incríveis não apenas pelas melodias (que não deixam de ser belas), mas também por todo contexto histórico, intelectual e artístico.  Incríveis não apenas pelas letras (que também não deixam de ser belas), mas também por toda a revolução pacífica que essas bandas levavam suavemente em suas músicas.

Os Incríveis 2 também não deixa de ser incrível. É um filme para toda família que traz o mesmo tipo de revolução pacífica e cultural que as bandas, The Beatles e Queen, trazem em suas obras. É um filme que trata do contexto histórico, intelectual e artístico pelo qual estamos passando. A responsabilidade dada a Mulher Elástica, por exemplo, não é simplesmente de combater o crime, fazendo com que a cidade de Metroville perceba a importância dos heróis. Entretanto, a responsabilidade dela é, sobretudo, fazer com que a sociedade, como um todo, perceba a importância da mulher que cuida dos filhos, da casa e ainda trabalha e estuda. Tarefas que o Sr. Incrível teve trabalho de enfrentar. Porém, a reflexão não para por aí, no decorrer da narrativa todos os adultos são capturados por uma das vilãs mais divas que eu já vi. E quem tem de salvá-los? Eles mesmos: os jovens!

Os jovens de Os Incríveis 2, sobretudo os mais jovens, no caso do Zeze, conseguem enfrentar e vencer a vilã. É muito interessante perceber que a vilã não se dá conta de que os jovens poderiam ser um problema para ela, tal como a nossa sociedade representa-nos hoje na maior parte da mídia, isto é, como pessoas incapazes de opinar politicamente e mudar algo. Porém, como percebemos pelas bandas, The Beatles e Queens, somos nós, jovens, que fazemos uma revolução.

Para ser sincero, eu não sei o papel dos jovens na sociedade de hoje. Porém, se eu fosse 'chutar', eu diria que é algo bem próximo disto: jovens são os adultos de amanhã, resta-nos sempre procurar por melhorias (até em nós mesmos), passando a enfrentar as vilãs e os vilões (as(o) nossas(o) e as(o) da rua), fazendo as nossas revoluções de cada dia. Além disso, quando estivermos mais velhos, não podemos esquecer que são os jovens que fazem todo esse barulho harmônico e revolucionário, com um toque de pacificidade que todos adoramos.


Editado em 26/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário