segunda-feira, 16 de julho de 2018

Entrevista a um trabalhador

"Olá, o senhor se incomoda de dar uma entrevista?"
"Não."
"Conte o seu dia."
"Acordo 5 da manhã. Levanto. Escovo meus dentes. Tomo banho. Visto alguma roupa. Tomo café. Pego o ônibus, enquanto escuto algumas músicas pelo fone. Sentado, observo a cidade. Em pé, fico pedindo a Deus para que alguém se levante e eu possa sentar. Às vezes, a viagem é curta mesmo e sento por menos de dez minutos, mas ainda faço questão de sentar. Vejo uma velhinha e logo finjo que estou dormindo."


"E quando está em pé?" 
"Já é tão habitual fingir dormir e acabo fingindo sem querer. Também é muito comum eu estar no ônibus e olhar pros decotes das mulheres."
"Já assediou alguma?"
"Assediar? Eu? Nunca, minha senhora! No máximo, às vezes, encosto 'sem querer' na bunda de uma ou bato uma, enquanto vejo aquela #censurado#"
"O senhor é racista?"
"Não, magina! Eu? Mas é normal, né? Às vezes passa um 'pirangueiro', você já passa a ter medo de ser assaltado."
"O que seria um pirangueiro?"
"Um moço de olhos claros, branco, alto e loiro. Dizem que esses são os piores. Só andam com coisas de marca, que 'tá' na moda e tudo mais."
"Continue o seu dia."
"Então chego no trabalho e elogio aquela mulher com a qual eu quero trair minha esposa. Mas eu acho que o chefe tem mais chances do que eu."
"Um minuto... Mulher com a qual... Ela tem nome?"
"Nunca soube."
"Pode continuar."
"Passo horas naquela chatice de escrever relatórios. Às 12, vou almoçar com os meus amigos. Aí, é aquele negócio, né? Piada racista aqui e acolá..."
"E piada homofóbica?"
"Ora! É só o que rola... Entendeu? 'Rola'?"
"Vocês conversam sobre algo mais?"
"Não. Às vezes, o Luiz puxa uns assuntos sobre projetos de lei contra canudos plásticos, projeto de lei contra isso, contra aquilo... É um saco ir almoçar com ele, mas toda roda de amigos tem um chato, né? Fazer o que?"
"E o seu filho? Como o senhor conversa com ele sobre casais gays, por exemplo?"
"Ora... Eu, sentado à mesa de jantar, jogo uma piada contra gays aqui e acolá, só pra ter certeza que ele não vai se tornar, sabe?"
"Sei... E sua mulher?"
"Não. Aí é uma relação bem estreita. Chego em casa, ela também chega do trabalho depois de mim e o Juninho chega do racha, aí todos sentamos no sofá e fingimos que vivemos uma vida feliz. Até porque um casal de 30 anos não aguenta nem olhar mais pra cara um do outro, mas a gente vai levando, né? Só pra dizer que somos feliz e temos 30 anos de casados. É tipo vegano, sabe? Não consegue passar mais de 30 minutos sem falar que é."
"Agradecemos seu tempo e tenha um dia mais ou menos, porque bom deve ser difícil, não é?"



Obrigado por ler até aqui e dá uma conferida nos outros textos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário