domingo, 5 de agosto de 2018

Cidade Dormitório e relacionamentos conturbados

Cidade dormitório é um aglomerado urbano que surge ao redor de grandes cidades para servir de moradia para os trabalhadores de uma cidade núcleo. E Cidade Dormitório é uma banda sergipana que nos traz diversas reflexões em suas letras. Conta-se que o grupo surgiu nos fins de 2015 e não podia ter nome mais apropriado do que Cidade Dormitório, já que grande parte das músicas tratam da moradia que há dentro de cada um de nós e dos relacionamentos mal resolvidos que temos.


Talvez seja comum ter relacionamentos mal resolvidos. Talvez seja comum nos tornarmos cada vez mais frios. Talvez seja comum não termos mais tempo para cuidar do que há dentro de nós em uma sociedade de grandes cidades. São trabalhos, relatórios, estudos, pesquisas e mais pesquisas... E, quando você pensa que vai descansar, mais trabalho. Não, não estou tentando dizer que todos devemos ficar deitados no sofá o dia todo. Porém, chega de tanta coisa. Às vezes, o mais importante é pararmos e organizarmos nossas moradias, nossos quartos, nossos sentimentos... Nossa vida, enfim. 

Cidade Dormitório, com toda a poética, em Agora o Meu Coração é Um Lixeiro Azul Vazio Escroto, publicada no YouTube no início de 2017, traz toda essa temática à tona. Essa é nada mais do que a música mais popular deles na plataforma de vídeo, com quase 150 mil visualizações. Penso que o título já fala por si só. O eu lírico, ferido, acabou deixando o seu coração tornar-se um lixeiro azul, vazio e escroto. Confesso que, no início, eu só escutava essa música e depois que me abri para a significância e importância das outras músicas do repertório da banda.

Arte: Flávio Antonini
Besa, por exemplo, é outra música do grupo que, apesar de não ter feito tanto sucesso quanto a outra, tem uma letra cheia de significados. Não foi escutando pela primeira vez que passei a apreciar essa obra. Tive de escutar várias vezes para, no fim, entender que eu estava passando por uma situação parecida. Yves Deluc, a voz de Cidade Dormitório, canta a música como se estivesse implorando a sinceridade e a reciprocidade da pessoa amada. Sim, penso que seja uma relação nada recíproca. E relações nada recíprocas também não tem nada de tranquilas; são apenas relações conturbadas.

Relações conturbadas nunca foram saudáveis para ninguém. Infelizmente, passamos muitos anos para perceber que vivemos algumas relações conturbadas ou nunca percebemos. E, em muitas das vezes, insistimos nesses tipos de relacionamentos. Talvez, isso seja resultado da falta de tempo para cuidarmos de nós mesmos. Ou, talvez, você só esteja loucamente apaixonada(o). Na nossa sociedade, não é incomum relações desse tipo: chefes que exigem respeito e, por outro lado, desrespeitam seus empregados são exemplos comuns de relacionamentos conturbados. Cidades dormitórios são relacionamentos conturbados também, tendo em vista que não há lugar para o trabalhador na cidade em que ele trabalha. Isso é um desrespeito para com o operário, por exemplo, que constrói um prédio, mas nele não pode morar.

Cidade Dormitório sonoriza tudo isso e nos faz refletir constantemente sobre os tipos de relações pelas quais estamos (sobre)vivendo. Muitos corações, infelizmente, tornam-se lixeiros azuis, vazios e escrotos nessa sociedade de relacionamentos conturbados. Outros, como eu, colocam Cidade Dormitório para tocar, deitam-se em um sofá e só aproveitam o poder que a arte tem.



Obrigado por me aturar até aqui.
Vejam as redes sociais da banda:
Detalhe: é uma das minhas bandas preferidas no momento :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário