domingo, 8 de novembro de 2020

O Dilema das Redes, um documentário necessário

É difícil passar um tempo sem olhar as notificações do celular. Mas você já parou para refletir sobre os dados que grandes empresas coletam através desses breves alertas ou mesmo durante o uso de aplicativos? São reflexões sobre isso que o documentário O Dilema das Redes, dirigido por Jeff Orlowski e lançado na Netflix em 2020, traz de forma criativa e perspicaz.
Especialistas do mundo da tecnologia como Tristan Harris (ex-funcionário de ética de design do Google), Justin Rosenstein (co-criador do botão 'curtir' do Facebook), Tim Kendell (ex-presidente do Pinterest), dentre outros participaram do longa-metragem "The Social Dilemma", em inglês. Eles questionaram bastante sobre o aspecto ético das principais "big techs": Google, Twitter, Facebook, Instagram e outras. O público, ao longo do enredo, é levado a refletir sobre as ferramentas virtuais criadas por essas empresas, que, na abordagem do filme, só objetivam viciar o usuário sem levar a saúde dos mesmos em consideração.
Foto: divulgação da Netflix

Além disso, a produção cinematográfica impressiona com seus trechos ficcionais, narrando as dificuldades enfrentadas por uma família enfrenta no mundo moderno repleto de tecnologias, que influenciam cada vez mais as pessoas. Pais e filhos que não largam o celular, democracias em perigo por culpa da manipulação das redes sociais e a saúde dos usuários abalada são apenas alguns dos tópicos retratados com inteligência pela obra de Jeff Orlowski.

À medida que você vai assistindo ao "docudrama", como alguns preferem chamar essa mistura de ficção e documentário, é percebido que o usuário sempre é alguém manipulado e a culpa é toda das grandes empresas de tecnologia. Elas são sim um tanto culpadas, mas o ser humano tem o hábito de estar sempre aprendendo Nós, então, somos capazes de (e temos que) aprender melhores formas de lidar com tantas tecnologias de modo que elas não sejam prejudiciais à democracia, às famílias e à saúde. Ainda vale lembrar que não é só a indústria tecnológica que faz uso de inúmeros artifícios para, de certa forma, viciar as pessoas. A alimentícia, por exemplo, é uma das que mais fazem fórmulas para que os clientes estejam sempre voltando a comprar compulsivamente, o que nem foi citado no enredo de Orlowski.

Diante de tantos pontos positivos e alguns negativos, O Dilema das Redes é um documentário necessário para uma sociedade apegada cada vez mais às tecnologias. Ele faz quem o assiste entender os problemas desse apego todo. E, a partir do momento que ficamos mais conscientes sobre os dados coletados através de notificações e do uso de apps, vamos saber ter uma relação mais saudável com o mundo virtual.


Espero que tenha gostado desta resenha. Quer ver texto sobre algum filme, série ou livro? Envie um e-mail para ouniversodelusca@gmail.com e a gente vai fazer de tudo para atender a seu pedido! :)


Você também pode gostar das seguintes publicações:
Uma conversa de bar sobre Dark (episódio do podcast)

Fique bem e até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário