domingo, 12 de abril de 2020

Dicas de estudo

O surto do COVID-19 ou coronavírus pegou todos de surpresa. No entanto, mesmo com muitas escolas com os seus calendários parados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) lançou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Assim você não pode pensar que a quarentena é férias, ok? Entendo que é difícil sair da cama de manhã e deixar as séries de lado, mas sabemos o quanto é importante manter os estudos em dia. Para isso, há portais que podem te auxiliar em praticamente qualquer assunto, seja medicina ou astrofísica.

Como vocês já devem saber, sou estudante de uma escola técnica, o IFCE - Campus Fortaleza. Lá curso informática; isso significa que, além das matérias comuns a todo ensino médio, há também disciplinas técnicas (muita programação). E, fora isso, gosto bastante de estudar astronomia. Por isso, este texto tem dicas de plataformas para manter os estudos a todo vapor seja para o ENEM, seja para ir do 0 a 1000 em programação, seja para trilhar caminhos na astronomia.
Como cada pessoa sabe o seu próprio ritmo de aprendizado, aqui não vou me ater a dicas de rotinas de estudos. O importante é você pensar na forma que melhor se adeque ao seu dia a dia para aprender cada vez mais (e, por enquanto, apenas à distância). E, além disso, não fique triste com os erros e dificuldades, eles(as) sempre existirão; você deve enfrentá-los mais cedo ou mais tarde.

-------------ENEM------------

Portfólio da Khan Academy
A Khan Academy é uma plataforma que tem um portfólio bem variado. Através dela você pode aprender sobre variados assuntos: de "Aritmética" a "Saúde e medicina", como pode ver na imagem acima. Eles têm vídeos bem didáticos, então você deverá gostar. O único problema é que o foco da plataforma não é o ENEM, mas isso não impede de você usá-la em seus estudos para esse exame ou mesmo para estudo focados em outras finalidades.  


Diferentemente da Khan Academy, a Trilha do Enem, como o próprio nome sugere, é focada no ENEM. E é uma plataforma bem interessante, pois o algoritmo é feito para se adaptar ao usuário: se você quiser resolver questões sobre determinado assunto, dá! Se você quiser simular a prova de Ciências da Natureza e Matemática, dá!  E, se você quiser resolver 40 questões como um treino, também dá! Lá você pode escolher o que vai estudar, podendo focar, assim, em assuntos ou disciplinas que tem mais dificuldades. Fora isso, ainda tem um sistema de pontuação que faz tudo ficar parecido com um jogo (a Khan Academy é outra que calcula seus scores).



A Prefeitura de Fortaleza tem um projeto chamado Academia Enem (AE), no qual alunos se inscrevem a participam de aulas no Ginásio Paulo Sarasate (em Fortaleza, Ceará). Para evitar aglomerações, as aulas da AE estão sendo à distância. Então, se você quer se preparar para o Enem e quer mais aulas, além do que tem na Khan Academy e/ou Trilha do Enem, aí está outra possibilidade. O bom é que você nem precisa morar nesta cidade, podendo residir em qualquer estado e município ou até mesmo em outro país e acessar as aulas.

--------------Programação----------- 
1) Curso em Vídeo



Se você quer aprender programação, algo sobre hardware entre outros tópicos da tecnologia, pode visitar o Curso em Vídeo. Estão tanto disponíveis no YouTube quanto em cursoemvideo.com (no site, fazendo os cursos, é possível obter o certificado). Ele tem aulas de Java, Python, sobre uso do Github e muito mais. E não se preocupe: ele sempre começa do básico. Então, não precisa ter muito conhecimento em computação. Mas, se você for começar agora a programar, dê uma olhada no Curso de Lógica de Programação.

2) Introdução à Ciência da Computação com Python (da USP)

Na plataforma Coursera, tem o Introdução à Ciência da Computação com Python, um curso excelente para iniciar estudos na linguagem de programação Python. Além desse, lá tem outros cursos sobre variados assuntos (tanto quanto a Khan Academy). E, ao concluir o curso, é possível receber certificado. O bom da maioria desses cursos virtuais é que você vai aprendendo no seu ritmo, não precisando se apressar e acabar aprendendo tudo superficialmente.

As próximas duas plataformas têm como um dos seus objetivos incluir o público iniciante, então, se está começando, não se preocupe: lugar onde começar não falta! Tanto no Coursera quanto no Curso em Vídeo, você começa os cursos do 0 e vai avançando. As próximas funcionam mais ou menos assim também.




Na Codecademy, você pode aprender várias linguagens de programação: Java, Javascript, SQL, C++, Swift, Ruby, entre outras. Também tem curso de desenvolvimento web, de jogos, design e mais em um catálogo recheado. Cursando, em um ambiente são dadas as instruções e as orientações necessárias e no mesmo você faz seus códigos, compila-os e logo sabe se acertou ou não. Veja:

Este é o ambiente do qual estava comentando.
Ignorem meus errinhos😅
O único problema que você pode encontrar aqui é a o fato de o site estar em inglês. O resto é muito bom e didático para o aprendizado.




Se você é bem iniciante e quer começar em uma plataforma bem simples, didática e que dê maior suporte para o português, tem o Code.org através do qual você poderá iniciar seus estudos em programação. Eles trabalham usando blocos em certos cursos do catálogo que é oferecido, o que ajuda bastante a entender a lógica de programação. Com o entendimento do raciocínio lógico por trás dos códigos, você pode até ir atrás de cursos que têm uma abrangência mais avançada, se quiser.


Extra: A Khan Academy também tem cursos de computação (ver o portfólio acima). Então, é mais uma plataforma para dar uma upada nos conhecimentos em programação.

--------------Astronomia------------

1) Astronomia: Explorando o Tempo e Espaço



Como já comentado anteriormente, o Coursera é um ambiente virtual no qual você encontra diversos cursos, inclusive alguns de astronomia. Usei o Astronomia: Explorando o Tempo e Espaço como exemplo, mas tem muitos outros cursos que chama a atenção de qualquer pessoa que goste um pouco de estudar os astros. Veja:

😍😍😍

O único problema do Astronomia: Explorando o Tempo e Espaço é que, como é da Universidade do Arizona, se você não entende bem inglês terá algumas dificuldades. Mas nada que um Google Tradutor não resolva.

2) Curso preparatório para a XXIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

No IFCE - Campus Fortaleza já temos uma tradição de cursos preparatórios para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Apesar de ser focado na olimpíada, é um curso que qualquer pessoa pode fazer. E, neste ano, estamos disponibilizando aulas à distância, listas de questões, livros, entre outras dicas que ajudam nos estudos dos astros. E como faz para se inscrever e acessar o material? Temos uma turma no Google Sala de Aula, veja as instruções para acessá-la:

1) Na página inicial do Google, procure por Google Sala de Aula:


2) Entrando no página inicial do Google Sala de Aula, você terá um + na direita superior, clique lá:

3) Após o clique, aparecerão duas opções. Selecione "Participar da turma":
4) Selecionada a opção, vai aparecer uma caixa de diálogo para você digitar o código (oa77otr):


5) Código digitado, é só clicar em "Participar" e pronto! Você já é da turma! Aproveite o curso e nos vemos lá (claro, se você quiser participar).

-----------Dicas gerais---------
1) Fora essas plataformas virtuais, tem uma tecnologia muito sofisticada e utilizada há séculos: o livro. Sim, não deixe seus livros de lado! Eles são muito importantes para um melhor aprendizado.

2) Resolva questões sobre o assunto que você está estudando. Resolvê-las é um passo importante para fixar tudo o que foi aprendido em um capítulo ou videoaula.

3) Organize o seu dia, colocando metas de estudo. Pegue uma folha e escreva para você mesmo o que pretende estudar durante o dia. Se não conseguir terminar tudo, não tem problema, procure pôr menos atividades no outro dia e concluir o que faltou. Acontece bastante comigo de eu não conseguir fazer tudo que planejei, mas com o tempo vou concluindo.

4) Tenha tempinhos para descanso. Descansar é importante sim! O seu cérebro precisa de tempo para... Bom... Digamos, relaxar um pouco. Então, vez ou outra na sua rotina de estudos procure se descontrair de alguma forma. Neste blog tem, inclusive, um texto que pode lhe ajudar com isso: Meditar faz bem. Confere lá.😉✌


--
Como o prometido, continuo com as dicas para suportar a quarentena. Mas as dicas daqui valem não só para este período.😉
Termino aqui e espero que tenha gostado.😃
Não foquei em apenas em um assunto neste texto, mas em plataformas que podem te ajudar com o ENEM, programação e/ou astronomia. Espero que tenha ficado bom e que ajude alguém.
Você também pode gostar de:
Como foi a seletiva para as olimpíadas internacionais de astronomia na Barra do Piraí
A minha experiência com a OBA
Meditar faz bem
Ajude na campanha de financiamento coletivo do blog em apoia.se/ouniversodelusca!
O podcast O Universo de Lusca já foi lançado. Confira o episódio Astronomia, Interstellar e olimpíadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário