domingo, 8 de março de 2020

A minha experiêcia com a OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, ou simplesmente OBA, é uma olimpíada do conhecimento que vem sendo realizada desde de 1998. Sabemos que participar de alguma competição científica sempre é um desafio; você terá que aprender um pouco mais do que o habitual. E é isso que eu venho fazendo desde 2017. Quer saber como é?



Muitas das vezes, você estuda mais do que o esperado para um aluno. Quando comecei a estudar para a OBA, em 2017, muito do que eu estudava não era visto na grade curricular comum do ensino médio. Uma coisa ou outra era tópico de algum assunto das aulas de física, química, história ou até mesmo geografia; no entanto, não da forma que a olimpíada exigia que você conhecesse. Por isso, estudos extracurriculares em astronomia são fundamentais se você está pensando em conquistar alguma medalha na OBA. Para isso, também é essencial que você resolva as edições anteriores dessa olimpíada. A OBA tem todas as provas em seu site

Em 2017, apesar de ter estudado intensamente para OBA, eu não consegui medalha. Mas isso não me fez desistir; pelo contrário, fiquei mais motivado a estudar mais para conseguir ser medalhista nessa olimpíada de astronomia. E, em 2018, na XXI OBA, consegui, enfim, ser medalhista de ouro. Oba! Fiquei muito feliz. Mas, nesse ano, devido a problemas de saúde, não consegui realizar as seletivas virtuais que selecionam os alunos para a seletiva presencial para as olimpíadas internacionais de astronomia (IOAA e OLAA). Isso ficou apenas para o próximo ano.

Também fui medalhista em 2019. E, dessa vez, consegui fazer as seletivas virtuais, conseguindo ser aprovado para a seletiva presencial que ocorreu entre os dias 2 e 5 de março na Barra do Piraí, Rio de Janeiro. Posso dizer, que tanto participar da OBA, quanto participar das seletivas, foram experiências ímpares. Para começo de conversa, estudo no IFCE - Campus Fortaleza e lá sempre tem um curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, foi nessas aulas que conheci muitas pessoas e fiz amizades que duram até hoje. E, quando fui selecionado para a seletiva presencial, participei de treinamentos que me levaram a conhecer mais pessoas incríveis. 

A OBA tem fase única e, neste ano (2020), vai acontecer em 15 de maio de 2020. Fique atento! Por onde estudar para essa olimpíada? Recomendo que dê uma lida no Astronomia e Astrofísica, de Kepler de Souza Oliveira e Maria F. Oliveira Saraiva. Esse livro já dá conta do recado! Agora, se você já quer estudar logo para as seletivas, recomendo que dê uma lida neste texto do NOIC que tem um número maior de recomendações, feitas por alunos que já participaram da IOAA ou da OLAA.

--
Se você está no ensino fundamental ou médio, participe do Curso Preparatório para a OBA de 2020 do IFCE! As aulas acontecerão aos sábados de 9 às 12 no Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza). Inscreva-se clicando aqui.
Espero que tenha gostado desse tipo de texto. Você também deve gostar:
Obrigado por me ler até aqui😊
Até a próxima😉
#astronomia #ciencia #OBA #olimpiadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário