domingo, 22 de março de 2020

Bird Box, Caixa de Pássaros e o coronavírus

Bird Box é uma ficção científica lançada em 2018 e baseada no romance com mesmo nome de Josh Malerman. Ambos tratam de um cenário apocalíptico, no qual, quando as pessoas veem um ser, elas se matam. Sim, elas simplesmente se suicidam. Então, em todo momento, elas têm que usar vendas para evitar ver essa entidade (ou sei lá o que) que faz as pessoas suicidarem-se. E o que tudo isso tem a ver com coronavírus?


Ultimamente, todo o mundo vem combatendo um vírus chamado coronavírus. Cada país tem o seu método. A maioria tem o isolamento social como a mais importante de ferramenta de combate de transmissão. O que é eficaz, já que a transmissão dá-se através do ar. Se você ainda não ficou sabendo disso tudo... O que aconteceu? Você estava em coma em todos esses dias? Piadas à parte, a doença causada por ele não faz as pessoas se matarem, mas pode levar à morte. E, quem acompanha as notícias e/ou alguns youtubers, sabe que COVID-19 (outro nome para o mesmo problema) já fez um grande número de mortos. E, no Brasil, o número de infectados só aumenta.

Direção: Susanne Bier
Roteiro: Eric Heisserer
Em Bird Box, as pessoas usam vendas para se proteger de um ser que faz com que as pessoas se matem. E, nas últimas semanas, temos que usar máscaras* para evitar o contágio por coronavírus. Agora percebeu a relação? E não só isso: tanto no filme, quanto na vida real o isolamento social é uma forma de evitar contato com o ser (vírus, no caso das nossas vidas). As ideias abordadas em Bird Box, uma ficção apolítica, assemelha-se e muito ao nosso cotidiano. Nunca pensei que um enredo (que não é baseado em fatos reais) assemelharia-se tanto com a realidade!

Mas por que falar de coronavírus? Se você não está fazendo suas atividades e seu município/estado está adotando isolamento social como forma de combate ao contágio (ou algo tipo), você deve estar em casa, não? Você gosta de ler? Se sim, dá uma lida no livro Caixa de Pássaros. Se não, vê na Netflix Bird Box. Tanto o filme quanto o livro têm uma narrativa bem interessante e atraente. A longa ainda possui cenas incríveis e uma equipe de atores impecável. Mas não fique só na Netflix! Se informe também, pois estar bem informado é uma forma de se combater o COVID-19. Dou, de antemão, algumas dicas que coletei por aí:
1) lave frequentemente as mãos;
2) evite ao máximo sair de casa;
3) evite levar as mãos ao rosto (levar as mãos ao rosto pode ajudar a levar alguma bactéria ou vírus para sua boca e nariz, facilitando infecções);
4) mantenha-se informado.
Editora Intrínseca
272 páginas
Fantasia, Horror e Ficção Científica

Algumas dicas acima já devem ser seguidas diariamente, mas, agora, devem ser seguidas à risca mais do que nunca. Então, por que não ficar em casa vendo informações sobre o coronavírus no YouTube e assistindo Bird Box na Netflix? O filme é bom? E desde de quando eu escrevo sobre coisas ruins? Quando assisti o filme, já tinha lido o livro há um bom tempo. Se você leu o livro e gostou, você muito provavelmente gostará da longa-metragem. E, se você ainda não leu, nem assistiu ainda, posso te dizer que é uma ficção científica surpreendente (ainda mais nesses tempos de isolamento social e máscaras*, fazendo com que o cenário apocalíptico assemelhe-se bastante à realidade vivida por todos nós).

Além desse filme e/ou livro, você pode aproveitar o tempo em casa para ler todos os meus textos e deixar comentários, compartilhando com amigos os meus textos. Ajuda aí, vai? Olha: já escrevi sobre os filmes Os Croods, Os Incríveis 2, Coringa, a série Sense8, o Sheldon de The Big Bang Theory, o romance Contato, além de outras resenhas e análises que você pode encontrar na tag Resenhas. Os links (palavrinhas em azul) levam aos meus textos😉 Indico todos esses para passar o tempo menos entediado nestes dias em que você tem que evitar a todo custo sair de casa. Sim, o assunto é sério. Por isso, devemos falar sobre coronavírus! Não devemos sair de casa! E ainda é importante: informação.   

E, em se tratando de internet, há muita desinformação que você deve conhecer através das fake news. Elas acabam prejudicando o combate da transmissão do COVID-19 (e até de outras doenças). A informação é muito importante para reduzir o contágio. Por isso, se eu fosse você, eu me inscreveria no canal do Atila Iamarino, biólogo doutor em virologia, que sempre está nos atualizando de tudo sobre o COVID-19. Além disso, acompanhe-o no instagram (@oatila). Outro da biologia que traz muita informação em seu insta é o professor Marcelo Teles (@prof.marcelo.teles). Dá uma conferida nesses dois perfis.

E podcasts? Nos últimos meses venho escutando dois que gosto bastante: Fronteiras da Ciência, da UFRGS, e o Sinapse, do Pedro (do Ciência Todo Dia) e do Greg. Você indicaria mais podcasts? Comenta aí😎

--
*o uso de máscaras não é obrigatório a todos. O que quero dizer é que, se você está doente ou se seu médico lhe aconselhou, é melhor usar máscara. Se não, fique tranquilo. De qualquer forma, vemos um número maior de pessoas com máscaras. 
É isso. Se quiser uma resenha mais elaborada filme ou do livro, é só pedir (ouniversodelusca@gmail.com).
Obrigado por ler até aqui. Espero que tenha gostado😊
Ajude-me a continuar trabalhando com blog em apoia.se/ouniversodelusca. Se você quer saber o que ganha me ajudando? Dá uma lida aqui.😁

Assista e fique mais informado:
"A SITUAÇÃO É SÉRIA!", do Coisa de Nerd.
As lives "Como a pandemia pode acontecer no Brasil" e "O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias", ambos do biólogo doutor em virologia Atila Iamarino.

Queria o trailer de Bird Box? Aí:



Até a próxima! ✌🏼😃

2 comentários: