domingo, 11 de junho de 2017

Contato - Carl Sagan (resenha)

Título: Contato

Autor: Carl Sagan

Tradução: Donaldson M. Garschangen

Editora: Companhia das Letras

Onde baixar: LeLivros

Nº de páginas: 315

O livro Contato, de Carl Sagan, escritor e cosmólogo norte-americano, narra a história de Ellie, uma jovem apaixonada pela ciência, sobretudo astronomia. A narrativa, além disso, trata de política e religião, visto que ela sofreu  com o machismo e é agnóstica.

Ellie, logo no início da obra, mostra ser uma nerd, demonstrando-se boa na escola. Por isso, ela não teve muitas dificuldades para ingressar em uma universidade, tampouco na sua vida profissional, na qual destacou-se por dirigir o Projeto Argus, que buscava vida inteligente extraterrestre.

Como diretora desse projeto, passou a ser chamada de Dra. Arroway, que depois de muito tempo sem sucesso com a busca por extraterrestres, descobriu um sinal da estrela Vega, a cerca de 25 anos-luz da Terra. Então, a história desenvolve-se, tratando sempre de questões políticas e religiosas.

A obra impressiona por tratar de assuntos polêmicos, explícita ou implicitamente, como a existência de Deus e  o machismo que Ellie sofreu na universidade. Esses assuntos, no decorrer da narração, sempre foram enfatizados pelo autor, tornando a obra muito crítica em relação à sociedade.

O única ponto fraco de Contato é o final, sobre o qual cria-se uma grande expectativa, que é totalmente quebrada com o desfecho. Mesmo assim, ele não pode ser descartado de sua lista de leitura, pois nas partes em  que Carl Sagan deixou a desejar, matou o desejo em outras.


A narrativa de Carl Sagan, portanto, é uma leitura que vale a pena, sendo interessante e envolvente.



Boa leitura! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário