domingo, 30 de janeiro de 2022

No Rastro da Notícia: um livro de muitas emoções

O piloto Ayrton Senna, o empresário PC Farias e o traficante Fernandinho Beira-Mar são alguns dos entrevistados sobre os quais Roberto Cabrini conta os bastidores em seu livro No Rastro da Notícia. As histórias narradas envolvem quem lê, chegando a fazer o leitor entristecer-se, enraivecer-se, emocionar-se e viver um misto de emoções ao longo de capítulos com pitadas de suspense. E as reportagens de Cabrini não param nesses personagens: tem o regime do Iraque, ascensão do Talibã no Afeganistão e até sequestro de sua equipe pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

Logo no início do livro, são contados os bastidores de entrevistas com Ayrton Senna e é quase impossível não ficar emocionado com a forma de que o repórter envolveu-se com o entrevistado, numa relação de amizade, inclusive. Não apenas essa história, mas todas as abordagens feitas nessa obra contêm detalhadamente os acontecimento até chegar ao produto final: a reportagem. Não é incomum ficar triste ou mesmo com raiva com os detalhes contados. No capítulo em que foi narrada a investigação jornalística de uma séries de abusos sexuais cometidos por sacerdotes brasileiros, enraivecer-se é inevitável. Assim como na parte em que são contadas as atrocidades cometidas pelo
traficante Fernandinho Beira-Mar.



Entretanto, No Rastro da Notícia não é um livro que é interessante apenas para comunicadores. Na verdade, essa obra aborda contextos históricos, sociais e geopolíticos; isto é, vai além de comunicação. Quando Cabrini narra sua ida ao Iraque em 1990, por exemplo, nota-se várias complicações para um jornalista trabalhar lá em meio a uma enorme repressão, que estende-se ao povo iraquiano. Tal contexto assemelha-se à narrativa distópica de 1984, de George Orwell. O mundo de distopia não para aí, pois ainda foram alvos de suas reportagens a ascensão do Talibã no Afeganistão em 1996 e o cenário da Colômbia com as Forças Armadas Revolucionárias.

Portanto, No Rastro da Notícia é uma obra que vale a pena a leitura, mesmo se você não for alguém ligado à comunicação. Cabrini, em cada capítulo, é detalhista e sabe envolver o leitor. Vou deixar todos os detalhes e suspense das entrevistas dele pra você descobrir. 

Agradeço ao projeto Repórter Cuca da Prefeitura de Fortaleza que presenteou cada repórter de 2021.2 com o livro No Rastro da Notícia. :)

Leia também as resenhas: 

Até a próxima. :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário