domingo, 5 de julho de 2020

Pode conter

Não sei se é só eu, mas todo vez que vou ao supermercado tenho muitas reflexões sobre o "Pode conter" nos rótulos das embalagens dos alimentos. Por que isso? O que faz dessa frase mais interessante do que um simples e exato "Contém"? Este termo é claro, sucinto e não deixa dúvidas; já o outro nos deixa com aquela incerteza heisenberguiana. O que diabos significa "Pode conter"?



Não é difícil de encontrar embalagens com rótulos escritos assim. Mais cedo estava comendo um biscoito recheado rotulado assim: "Ingredientes: farinha de trigo, açúcar, óleo vegetal, [...]. ALÉRGICOS: [...] PODE CONTER CEVADA.". Confesso que isso me deixa extramente impaciente. Coitados dos celíacos*. A incerteza de saber se estou comendo um alimento que tem ou não certo ingrediente é um absurdo. É como aquele gato... Como é mesmo o nome? Ah, lembrei, gato de Scrödinger: você não sabe o certo! Vivo ou morto? Contém ou não contém? Não sabemos! Tudo o que sabemos é que pode ser que tenha vida como pode ser que contenha isso ou aquilo.
  
Passei muito tempo sem prestar atenção nos rótulos até que certo dia tive uma forte dor de barriga. As horas passavam e nada de as dores irem embora. Tive que ir a um hospital, pois estava insuportável. Sei que você deve ter pensado que fui diagnosticado com alguma alergia ou intolerância, não pensou? Mas não! Na verdade, foi apenas uma simples problema de má digestão. Felizmente, não foi difícil de se resolver. No entanto, naquele dia o médico me explicou que sempre é importante ler a rotulação do que se vai consumir. "Cada vez mais as pessoas consomem produtos industrializados ultraprocessados sem saber o que estão consumindo. E isso geram muitos problemas de saúde. Este hospital é cheio de pacientes que consumiam sem se ligar nos rótulos e, posteriormente, tiveram consequências." - lembro bem do que ele disse. Agora, toda vez que vou ao supermercado, fico intrigado com esse "Pode conter".

"Pode conter" é muito ambíguo. Não seria mais seguro pôr logo um "Contém"? Não é todo mundo que entende esse "Pode conter". Eu mesmo passei bastante tempo sem saber o que significava até que um dia tive a coragem de ir pesquisar. Pra que usar um termo tão complicado assim? Usa logo "Contém" e pronto! Nada de ambiguidades! Nenhum intolerante, alérgico, vegano deixaria de entender um simples "Contém". Talvez as empresas deixam o termo assim mesmo para deixar os clientes reflexivos, mas nem isso me faria do time "Pode conter".

*celíaco é quem tem a doença celíaca, caracterizada pela intolerância ao glúten, um conjunto de proteínas presentes no trigo e em outros cereais como centeio e cevada.

--
Espero que tenha gostado desta crônica :)
Veja outras:
Você já conhece o Spotgeek? O Spotgeek é o parceiro oficial do blog e podcast O Universo de Lusca. E eles têm um canal no YouTube no qual relacionam filosofia e culturas pop, geek e nerd. Confere o canal deles, clicando aqui.
Obedeçam as recomendações dos profissionais de saúde e até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário