Os olhares mais atentos com certeza perceberam que nosso blog tem desde o começo desse mês de outubro um adereço a mais. A cor rosa vem para representarmos a consciência a prevenção do câncer de mama. Essa doença é caracterizada pela presença de um tumor maligno localizado nas mamas e formado pelo crescimento desordenado de células e o surgimento de um ou mais nódulos na região mamária, sendo também o tipo de câncer que mais mata mulheres brasileiras, segundo o Instituto Nacional do câncer, o INCA.
O mundo do cinema e da literatura está cheio de exemplos de obras que empregam essa temática, buscando uma conscientização e o incentivo à prevenção, como o filme “Já Sinto Saudades" (Miss You Already, em inglês), que fala sobre a relação de amizade entre duas mulheres e aborda todos os problemas que elas terão de enfrentar juntas após uma descobrir que tem câncer de mama, mostrando como a importância da descoberta precoce da doença ajuda exponencialmente no tratamento. Outra brilhante e consciente obra a tratar do assunto é o filme “Lipstick”, um clássico do gênero dramático. Ele aborda tudo o que muda na vida dos sonhos de uma jornalista bem sucedida após a descoberta de que esta tem um tumor maligno em uma de suas mamas.
A maioria dos filmes e livros que tratam do assunto sempre usam uma personagem mulher para representar a pessoa com câncer de mama, mas o fato é que homens podem sim ter a doença, apesar de que este é um evento raro: cerca de só 1% dos casos acontecem em homens. Mas não restam dúvidas, a análise inicial para detectar a doença pode ser feita pela própria pessoa, observando aspectos de irregulares em suas mamas, como por exemplo: formato e/ou tamanho diferente entre os seios, aspereza na superfície da pele, inversão do mamilo, entre outros. Contudo, a forma caseira mais eficaz de identificar um possível nódulo é fazendo o tão falado exame do toque, que consiste em apalpar a região mamária e observar se há algum caroço, tal exame, se for realizado por uma mulher, não deve ser realizado pouco antes do período menstrual, nem até 10 dias depois da menstruação, se um nódulo for percebido a pessoa deve procurar urgentemente um médico e fazer os exames mais avançados com os profissionais.
Nossa logo foi mudada, como fora dito no começo desse texto, mas o mais importante é que vocês cuidem do corpo (e da mente) desde cedo. O câncer de mama costuma aparecer depois dos 50 anos de idade, mas mulheres e homens mais jovens também são acometidos por essa doença. Dei algumas dicas de filmes que trazem essa temática, mas há diversos outros para quem se interessar. O mais importante é se cuidar e alertar aos demais, nós fizemos a nossa parte, busquem mais sobre o assunto e se lembrem sempre: Avisem, informem-se, cuidem-se e se toquem.
Consultoria em Ciências Biológicas por Kylvia Rocha (@kylvinharocha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário