domingo, 12 de julho de 2020

Nas redes sociais todo mundo é perfeito

De vez em quando fico rolando o feed do Instagram e penso: por aqui todo mundo é tão perfeito. E isso não acontece só lá: no Facebook, Pinterest, LinkedIn, TikTok e em muitas outras ocorre o mesmo. Não importa o que de fato você esteja passando, o importante é se passar por feliz, atlético, produtivo e infalível nas redes sociais. Nelas não existe fome, doenças, nem problemas no mundo, tudo é um arco-íris. Eu mesmo nunca postei fotos ruins. Sempre faço uma seleção, coloco filtros e não deixo as edições de lado.

O século XXI, com o boom das redes sociais, tornou evidente o que o filósofo Zygmunt Bauman chama de "sociedade líquida". A superficialidade dos perfis no Facebook, Instagram, Pinterest ou em qualquer outra faz surgirem relações efêmeras e superficiais. As pessoas pensam que conhecem umas as outras apenas por causa de algumas publicações e conversas em algum direct, aí já acham estão prontas para casar. Claro, porque nas redes sociais todo mundo é perfeito.

Para ser sincero, até eu gostaria de me casar com alguém que demonstrasse apenas perfeição. Só tem um problema: essa pessoa infalível não existe! Não dá para negar que todos temos problemas. No entanto, como somos falhos, acontece muito de idealizarmos pessoas tendo como base suas publicações ou mesmo poucas conversas. Tendo consciência disso, podemos passar a julgar menos as pessoas pelos seus perfis superficiais das redes sociais. Por lá o máximo que podemos esperar é encontrar apenas uma ou outra informação. Então, nada de ficar esperando muito, combinado?

Conversados sobre isso, ainda precisamos falar sobre ser produtivo. Não sei se vocês notam, mas nas redes sociais todo mundo tem uma produtividade extraordinária. E queria dizer que isso é só aparência. Todos temos dias em que amanhecemos sem saco para produzir nada. Nem vem dizer que você amanhece todo dia com a disposição do Superman. Ontem, por exemplo, mal consegui levantar da cama e tudo bem. Se eu não fiz tudo que planejei para determinado dia, sempre haverá outro momento para fazer. O importante é não se importar com o que os outros andam postando.

Agora, depois de falar sobre isso com vocês, vou lá fazer uma publicação no meu Instagram cheio de filtros e edições... E  não tem problema fazer essas postagens. Só para não deixar dúvidas: o o que importa é não se comparar ao que postam e ao que deixam a entender nas mídias sociais. Bom, espero que tenha entendido o recadinho e, aproveitando essa crônica, meu ig é... Ah, tudo bem, você nem liga, não é? Ok. 

----
Lusca Bagunçado


Pra não falarem que só posto foto cheia de filtro e edição, vai uma aí com o cabelo e barba bagunçados mesmo.
Espero que tenham entendido o recadinho desta crônica ;)
Aproveite para ler outras crônicas:
Pode conter
Quarentena
Você já conhece o Spotgeek? O Spotgeek, parceiro oficial do blog e podcast O Universo de Lusca, é um canal do YouTube que relaciona a filosofia e cultura pop, nerd e geek. Confira o trabalho deles, clicando aqui.
Respeite as recomendações dos profissionais de saúde, fique bem e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário