Você tem a necessidade de se mostrar superior? Se sim, leia. Se não, também leia.
Desde da educação infantil você escuta seus professores dizerem: "somos animais, mas somos diferentes, porque somos racionais". Com o tempo, pelo menos ao meu ver, ser racional se tornou símbolo da suposta superioridade e sinônimo da inteligência humana que, como diria Stephen Hawking, nos leva a destruição.
Desde da educação infantil você escuta seus professores dizerem: "somos animais, mas somos diferentes, porque somos racionais". Com o tempo, pelo menos ao meu ver, ser racional se tornou símbolo da suposta superioridade e sinônimo da inteligência humana que, como diria Stephen Hawking, nos leva a destruição.
Às vezes, quando questiono algum amigo sobre a questão da racionalidade da raça humana, é comum eu escutar: "somos racionais porque sabemos construir prédios ou temos a capacidade de nos comunicarmos". Mas por que a construção de prédios faz a gente ser superior? Por que viver no mesmo habitat que um macaco, como índios, nos torna inferior? Ou melhor, olhando ao seu redor, por que tudo isso te faz melhor que os outros animais?
Os Dragões do Éden, de Carl Sagan, diz que somos os únicos seres racionais, na Terra, por falta de oportunidade que o ser humano deu aos outros seres para desenvolver suas massas cerebrais. O livro menciona estudos bem sucedidos para que um macaco conseguisse se comunicar, argumentando impecavelmente sobre o desenvolver das outras espécies. A conclusão inevitável que a obra nos leva é que, no planeta Terra, nós fomos apenas os primeiros a se desenvolver (e tomamos todo o espaço destinado ao desenvolvimento de outros animais).
Destruímos ecossistemas, poluímos a atmosfera e o meio-ambiente e causamos a extinção de outros animais, e, como se não bastasse, criamos um buraco na camada de ozônio que nos destrói com o tempo. Mas somos racionais, certo? Ainda somos superiores em relação a outros animais, certo? Ainda somos inteligentes, certo? Errado. Um ser é racional se a comunidade na qual ele está inserido não está levando a sua autodestruição, pois a racionalidade está diretamente ligada a razão, certo? Portanto nós não somos tão racionais quanto pensamos, não é?
Se existem seres fora do planeta Terra realmente racionais e inteligentes, eu acredito que eles tenham passado por um processo de desenvolvimento diferente do nosso, de tal forma que eles se integrem aos ecossistemas sobre os quais eles se desenvolveram. Se isso acontece, o planeta que eles habitam não sofreria com poluição, nem com a extinção de espécies de seus ecossistemas. E, além de tudo, eles não estariam a beira de uma autodestruição.
Enfim, talvez, nós, meros seres humanos, não sejamos seres melhores nem piores. Talvez sejamos resultado das leis do nosso Universo. O nosso planeta tem uma organização biológica muito complexa, mas, de acordo com a Entropia, o Universo tende a desordem, assim a organização tende a findar e nós, quem sabe, sejamos o meio pelo qual Universo encontrou de acabar com a organização existente no nosso planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário